Nova infraestrutura, incluindo porto e ponte, vai melhorar acesso entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, evitando acidentes e atolamentos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a construção de um porto às margens do Rio Juruá para facilitar o acesso de veículos à balsa que faz a travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre. A estrutura, feita com descida de pedra, evitará atolamentos e acidentes, segundo o superintendente do Dnit no estado, Ricardo Araújo. A medida é um avanço imediato enquanto a ponte definitiva, com 250 metros de extensão, é licitada e construída.
A ponte, prevista para ficar pronta em fevereiro de 2027, será erguida 100 metros acima da rotatória da BR-364 e conectará à BR-307. O projeto executivo, que será licitado entre junho e julho deste ano, definirá se a estrutura terá arco ou curva, considerando desafios como o desmoronamento local e a passagem anual do navio-hospital da Marinha. A obra deve transformar a mobilidade regional, reduzindo riscos e tempo de travessia.
Enquanto a ponte não é concluída, o Dnit e o Deracre trabalham em melhorias emergenciais, como o porto de pedra, para garantir segurança aos usuários. A iniciativa reflete um esforço conjunto para modernizar a infraestrutura do Acre, atendendo às demandas de moradores e impulsionando o desenvolvimento logístico na região. A expectativa é que as novas estruturas atraiam investimentos e facilitem o transporte de cargas e passageiros.
noticiaamazonica