Programa “Por Todas Elas” ofereceu mamografias, consultas especializadas e óculos gratuitos na Usina da Paz.
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) transformou a Usina da Paz de Marabá em um grande centro de atendimento médico nesta sexta-feira (04). Com a carreta da saúde como reforço, a ação do programa “Por Todas Elas” realizou 7.175 procedimentos em um único dia, incluindo 1.554 consultas oftalmológicas, 1.481 óculos entregues e 73 intervenções médicas. O destaque foi o primeiro mamógrafo estadual instalado na região, que permitiu exames preventivos de câncer de mama. “O diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou a secretária Ivete Vaz.
Para mulheres como Alana Carolina, 20 anos, e Leideane da Silva, 40 anos, a ação foi a chance de acessar serviços antes indisponíveis. “Tentei agendar várias vezes, mas sempre estava lotado”, relatou Alana, que fez seu primeiro exame preventivo. Já Leideane, moradora da zona rural, destacou: “Vim assim que soube da carreta”. A mastologista Patyelle Tavares reforçou: “A mamografia reduz em 30% a mortalidade por câncer de mama”.
A vice-governadora Hanna Ghassam anunciou que a iniciativa vai além da saúde: “Oferecemos também emissão de documentos e crédito para empreendedoras”. E tem mais: neste sábado (05), aniversário de Marabá, será inaugurada a Policlínica Municipal, que ampliará os atendimentos na região. “Queremos descentralizar o acesso à saúde”, explicou Marilda Braga, coordenadora do “Saúde por Todo o Pará”.
A carreta da saúde deve percorrer outros municípios paraenses. Enquanto isso, mulheres de Marabá já comemoram: “Saí com meus óculos na mão!”, disse Lucilene Gonçalves, 53 anos. Para saber sobre novas edições do programa, acompanhe as redes da Sespa.
Noticiaamazonica