26.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025

spot_img

Pará: Caravana rumo a COP30 mobiliza Indígenas Kayapó e Xikrin

Governo do Pará mobiliza povos originários para garantir protagonismo indígena na conferência climática de Belém.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), avançou mais uma etapa da Caravana dos Povos Indígenas Rumo à COP 30 em São Félix do Xingu. Comunidades Kayapó e Xikrin se reuniram na Quadra e Praça do Triângulo para debater seu papel central na Conferência das Nações Unidas, que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro. “Queremos aprender e participar ativamente”, afirmou Bokaire Kayapó, professor indígena. A iniciativa, apoiada por Fepipa, Funai e Ministério dos Povos Indígenas, visa formar lideranças para representar suas comunidades no evento global.

Lideranças como Patkore Kayapó, presidente da Associação Floresta Protegida, compartilharam experiências da COP de Dubai e destacaram a importância da preparação. “Precisamos entender como o evento funciona para levar nossas demandas”, explicou. O-é Kayapó, coordenadora regional, reforçou: “Essas caravanas esclarecem dúvidas e fortalecem nossa voz nas pautas ambientais”. A secretária Puyr Tembé (Sepi) lembrou que os indígenas são “guardiões da floresta” e devem ser ouvidos nas discussões climáticas.

A caravana é um marco na construção coletiva de estratégias para a COP 30, com participação de prefeituras, ONGs e deputados como Célia Xakriabá. Enquanto os debates seguem, as comunidades se preparam para mostrar ao mundo seu papel na preservação da Amazônia. Acompanhe as próximas etapas no site da Sepi.

noticiaamazonica

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Fique conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Últimos artigos