Projeto reorganiza a rede de saúde com foco na atenção básica e especializada, beneficiando população em quatro municípios.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, está promovendo uma importante missão na região do Médio Amazonas para implementar o PlanificaSUS, projeto que busca reorganizar a rede de atenção à saúde. Segundo a secretária Nayara Maksoud, a iniciativa visa garantir maior resolutividade e acesso oportuno aos serviços de saúde, fortalecendo a atenção básica e integrando-a com a atenção especializada. Nessa etapa, quatro municípios – Urucurituba, Itacoatiara, Itapiranga e Urucará – estão recebendo as equipes técnicas para qualificação e alinhamento de processos. “Nosso objetivo é apoiar os municípios na implantação de fluxos e protocolos que melhorem a eficiência e a humanização dos serviços”, destacou.
As atividades incluem visitas às unidades de saúde locais, onde as equipes recebem treinamento para fortalecer a integração entre os níveis de atenção e aprimorar os processos de trabalho. Em Urucurituba e Itacoatiara, por exemplo, as visitas já resultaram em capacitações voltadas à humanização do atendimento e à reorganização das rotinas de trabalho. De acordo com Nara Esquivel, secretária-executiva adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, essas ações são fundamentais para garantir que as equipes estejam preparadas para enfrentar os desafios do sistema de saúde local. Ainda nesta semana, profissionais de Silves e São Sebastião do Uatumã também serão beneficiados com orientações e planejamento estratégico.
O PlanificaSUS, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), é coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto oferece ferramentas para melhorar a articulação entre os diferentes níveis de atenção à saúde, promovendo uma gestão mais eficiente e centrada nas necessidades da população. Com essa intervenção, espera-se não apenas otimizar os serviços de saúde na região, mas também servir como modelo para outras áreas do estado, consolidando um sistema de saúde mais acessível, humano e eficaz para todos os amazonenses.
Noticiaamazonica