32.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 17, 2025

spot_img

Rondônia: Estado realiza curso de precificação para empreendedores aprenderem a calcular lucro e margem para mudar negócios

Iniciativa da Sete e Ieptec capacita empreendedores para melhorar gestão financeira e impulsionar resultados.

“Hoje eu saio diferente de quando entrei. Agora tenho noção do que é margem e lucro pelo conceito real das palavras e pela literatura”. A fala é de Caio Filomeno Moraes Araújo, um dos alunos que concluíram o curso de precificação no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Campos Pereira, em Rondônia. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), o curso teve duração de cinco dias e foi financiado por emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri.

Caio, que é empreendedor, destacou a importância do aprendizado para o sucesso do seu negócio. “Por meio desse curso, a gente sai sabendo se estamos tendo o retorno esperado e onde pode estar o erro. Agora tenho noção do que devo melhorar, do que é margem, do que é lucro e do que a literatura recomenda”, explicou. O curso ensinou conceitos essenciais para calcular custos, definir preços e garantir a sustentabilidade financeira dos negócios, habilidades que muitos empreendedores não possuem, mas que são fundamentais para o sucesso.

Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Sete, acredita que o conhecimento é transformador. “Os empreendedores sairão daqui prontos para transformar seus negócios. O curso abriu a mente deles sobre como se organizar, acompanhar números e tomar decisões estratégicas”, afirmou. A iniciativa, que foi oferecida gratuitamente, contou com a participação de alunos de diversos segmentos do empreendedorismo, todos em busca de melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

O coordenador-geral do CEPT Campos Pereira, Aires Pergentino, ressaltou a importância do curso para o mercado de trabalho. “Esse conhecimento é crucial para que as pessoas atribuam o valor correto ao que produzem ou prestam como serviço. Com isso, elas se tornam mais qualificadas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado”, destacou. A parceria entre Sete, Ieptec e a deputada Socorro Neri demonstra como a educação profissional pode ser um caminho para o desenvolvimento econômico e a transformação de vidas em Rondônia.

Noticiaamazonica

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Fique conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Últimos artigos