Ação emergencial em parceria com Ministério da Saúde e municípios imuniza comunidades ribeirinhas e rurais de Breves.
O Governo do Pará, em uma ação rápida e eficiente, já aplicou 14 mil doses da vacina contra a febre amarela em apenas sete dias no arquipélago do Marajó. A campanha, liderada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Breves, tem como foco comunidades rurais e ribeirinhas de difícil acesso. A iniciativa surge após a confirmação de 24 casos da doença e cinco mortes no município, alertando para a urgência de ampliar a cobertura vacinal.
Equipes de saúde enfrentam desafios logísticos extremos para levar a imunização a locais que ficam a mais de 10 horas de distância de Breves. Com o apoio da Marinha do Brasil, as vacinas são transportadas por rios e estradas, garantindo que até as populações mais isoladas sejam protegidas. “Nossa equipe de endemias superou obstáculos para aplicar as doses em áreas ribeirinhas, mostrando o compromisso do Estado com a saúde da população amazônida”, destacou Sipriano Ferraz Santos Júnior, secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde.
A febre amarela, doença transmitida por mosquitos, pode ser fatal, mas é prevenível com a vacinação. Para reforçar a campanha, o Pará recebeu 20 mil doses do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a imunização e evitar novos surtos. A ação é um exemplo de como a união entre governo estadual, federal e municipal pode salvar vidas, especialmente em regiões onde o acesso à saúde é um desafio diário.
noticiaamazonica