25.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 9, 2025

spot_img

Pará está construindo terminal turístico em Icoaraci: Obra de R$ 10 milhões vai transformar mobilidade fluvial”

Terminal Hidroviário de Icoaraci terá 650 m², lojas e flutuantes; entrega em 2025 reforça Belém como hub internacional.

O Governo do Pará avança na construção do Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, projeto da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) que promete revolucionar o transporte fluvial na região. Com previsão de entrega para outubro de 2025, a obra de R$ 10 milhões incluirá 650 m² de área construída, com guichês, banheiros, lojas e restaurantes, além de cinco flutuantes para embarque eficiente. “Será um marco para a população de Cotijuba e turistas da COP30”, destacou Josenir Nascimento, presidente da CPH.

Dividida em operações civil e naval, a construção já atingiu 22% de conclusão. Enquanto a metalúrgica finaliza componentes (11,54% prontos), 30 operários trabalham na superestrutura e nos flutuantes. “A divisão das etapas garante celeridade”, explica Elival Faustino, diretor da CPH. A passarela coberta e os flutuantes modernos garantirão conforto para os 27 mil passageiros mensais que acessam Cotijuba, além de turistas durante o Círio de Nazaré e a COP30.

O terminal beneficiará 10 mil moradores de Cotijuba, que dependem do transporte fluvial para trabalho e saúde, e ampliará o acesso a atrativos como praias e festivais culturais. Integrado à malha hidroviária paraense – que já transporta 5 milhões de passageiros/ano –, o projeto reforça Belém como destino estratégico. Desde 2019, a CPH entregou 28 terminais, mas Icoaraci será o primeiro com foco turístico, atraindo investimentos e consolidando a região como referência em logística sustentável.

Além de Icoaraci, a CPH executa oito obras em municípios como Breves e Salvaterra, conectando regiões como Marajó e Xingu. “Cada terminal é um passo para reduzir desigualdades e fomentar economias locais”, afirma Nascimento. Com 144 municípios dependentes dos rios, o Pará segue apostando na hidrovia como vetor de desenvolvimento – e Icoaraci é só o começo.

noticiaamazonica

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Fique conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Últimos artigos