Programa capacita jovens e adultos em Ariquemes com ferramentas para empreender; investimento ultrapassa R$ 84 mil.
Em Ariquemes, o Governo de Rondônia deu mais um passo no programa Vencer, entregando 76 kits profissionais a concluintes de cursos de capacitação. A ação, realizada na Escola Cora Coralina, faz parte de um plano que já beneficiou 569 pessoas em todo o estado, com investimento total de R$ 552 mil. Os kits incluem equipamentos específicos para áreas como costura industrial, eletricidade e mecânica de motos, permitindo que os alunos ingressem ou se reinventem no mercado. “É o imposto do cidadão voltando em forma de oportunidades”, destacou o governador Marcos Rocha.
Os concluintes receberam máquinas de costura semi-industriais , jogos de ferramentas para eletricistas e equipamentos de proteção , entre outros itens. Para quem fez o curso de mecânico de motocicletas, por exemplo, a bolsa com ferramentas e óculos de segurança são o primeiro passo para abrir um negócio. “A Seas está preparando mão de obra qualificada para um mercado exigente”, afirmou a secretária Luana Rocha. O programa abrange 45 cursos em 13 áreas, desde eletricidade até gestão, alinhados às demandas regionais.
O governador ressaltou que o Vencer coloca Rondônia entre os estados com menor taxa de desemprego do país. “Além de gerar renda, esses profissionais criam novos empreendimentos, movimentando a economia local”, pontuou. A secretária Luana Rocha enfatizou que a capacitação gratuita é uma chance única: “Nem todos têm condições de pagar por um curso. O Vencer é uma porta aberta para sonhos”. Com mais de 493 kits entregues em Porto Velho e agora 76 em Ariquemes, o programa segue expandindo seu legado de inclusão e transformação social.
Noticiaamazonica